O SEU LABORATÓRIO NUNCA VIU UMA FERRAMENTA COMO ESSA
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Processo Analítico
Este é o módulo principal do sistema LabWay-LIMS. Este processo foi desenvolvido de forma a otimizar ao máximo a produtividade e a rastreabilidade dos dados de forma a atender aos requisitos da norma ISO 17.025:2017, garantindo o cumprimento de todos os requisitos técnicos e de gestão. O cadastramento prévio dos parâmetros e métodos, cujas fórmulas de cálculo são totalmente gerenciadas pelos supervisores do laboratório, e também dos tipos de amostra de cada cliente permitem que o processo de entrada de coleta e geração das amostras seja realizado com poucos cliques. A distribuição dos trabalhos é realizada de acordo com os cadastramentos das competências dos colaboradores. A introdução de resultados pode ser feita manualmente ou através da integração de equipamentos ou planilhas, de forma a minimizar erros. A consulta e validação de resultados permitem uma análise detalhada com completa rastreabilidade dos dados. A geração de relatórios é feita automaticamente, com certificação digital, com possibilidade de vários idiomas.
Funcionalidades:
- Recepção automática da amostra e validação dos recipientes
- Confirmação dos ensaios a executar
- Registro de dados/informações adicionais da amostra
- Emissão Relatório Entrada e Etiquetas
- Controle de Prazos de Entrega
- Validação de Orçamentos
- Anexação de documentos digitais
- Importação de coletas de outros sistemas informáticos
- Gestão de amostras urgentes
- Rastreabilidade das unidades de amostra
- Gestão de peritagens/peritos
- Validação da matriz de Competências
- Gestão de listas de trabalho
- Gestão de agenda e alocação do laboratório
- Gestão de trabalho pendente vs trabalho por distribuir
- Recepção de unidade de amostra/unidades laboratoriais
- Gestão de Subcontratados (com emissão de requisições)
- Registros em Tablets ELN (Electronic Laboratory Notebooks)
- Importação de dados dos equipamentos
- Fórmulas de Cálculo e registros primários
- Validação de duplicados
- Alertas de incumprimentos
- Notificações via e-mail, SMS e/ou aplicação
- Consulta de evolução de resultados/tendências ao longo do tempo
- Rastreabilidade de produtos e equipamentos utilizados e a utilizar
- Gestão automática de estoques
- Validação de resultados, amostras
- Possibilidade de validação de ensaios, amostras em lote
- Validação de todo o processo de análise (coleta, amostra, lista de trabalho, registros primários, validação de duplicados)
- Certificação Digital
- Emissão de relatórios de ensaio, certificados de conformidade, segundo regras de acreditação NP EN/ISO IEC 17025
- Relatório Multilíngue
- Gestão de textos automáticos/modelos
- Gestão de versões, consulta e edições de relatórios
- Emissão de ofícios e relatórios adicionais (parecer, consultoria, …)
Calendarização e Programação
Este módulo permite que o laboratório possa ter uma previsão a médio e longo prazo do trabalho em carteira, para uma melhor organização de todas as tarefas produtivas.
Para cada programação, ponto de amostragem ou data de coleta é possível a consulta do estado da mesma: programada, parcialmente efetuada, coletada ou anulada.
Tendo por base os dados inseridos na calendarização de coletas, a geração e impressão dos relatórios de coleta é realizada em dois ou três cliques, permitindo um extraordinário aumento de produtividade e controle do trabalho laboratorial a efetuar.
Funcionalidades:
- Gestão de programas de Coletas/Amostragem
- Previsão a médio e longo prazo do trabalho laboratorial
- Planejamento / Controle execução amostragem
- Gestão de Planos de Inspeção e Ensaios
- Importação de programações externas (outros sistemas informáticos, entidades oficiais,…)
Aplicativo de coleta – Sampling
Este é um sistema que permite que os técnicos de coletas dos laboratórios possam efetuar as suas coletas de forma totalmente digital.
Principais funcionalidades:
- Controla as coletas pendentes;
- Registra as coletas efetuadas;
- Verifica as coletas pendentes;
- Verifica os recipientes de coleta necessários;
- Valida e efetua os registros de Campo;
- Registra as coordenadas GPS dos pontos de coleta;
- Valida e Contacta via telefone e e-mail os contatos do cliente
- Traça a rota ideal de coleta via Google Maps.
O modo Offline permite o registro das coletas em locais onde o acesso à Internet via WiFi e/ou GSM não é possível.
Portal do Cliente
AlWeb®
O ALWEB é uma ferramenta que permite que os clientes do nosso laboratório possam efetuar consultas online e via internet dos resultados das suas Amostras.
Permite ainda enviar e-mails aos seus clientes (ex. resultados fora de especificação ou pdfs dos relatórios de ensaio).
Funcionalidades:
- Consulta de todos os dados relativos à sua Empresa
○ Sistema e/ou Zonas de abastecimento
○ Pontos de Amostragem
- Consulta das Amostras recolhidas e tratadas
○ Consulta dos Parâmetros analisados
- Consulta dos boletins já emitidos
○ Consulta e Download dos boletins em formato digital
- Emissão de um mapa de violações nas Amostras
- Análise gráfica da evolução de um parâmetro ao longo do tempo
- Efetuar pedidos de informação ao nosso laboratório
- Efetuar reclamações e sugestões
Orçamentação e Valorização
Este módulo permite a elaboração de propostas para os clientes com as respectivas análises e custos associados, agrupados por local, natureza e tipo de amostra.
Possibilita ainda a consulta rápida e organizada das propostas e permite controlar a validade e o estado das mesmas.
Acelere o seu processo de realização de propostas. Com este módulo pode criar propostas tendo por base qualquer proposta anterior ou qualquer tabela de preços já inserida.
Com a aceitação de um orçamento o sistema permite criar automaticamente a tabela de preços respectiva e definir a validade da mesma.
Com este módulo o laboratório passa a ter uma ferramenta muito útil para a gestão e controle de todos os orçamentos efetuados.
Funcionalidades:
- Elaboração e gestão de propostas/contratos
- Gestão de tabelas de preços
- Orçamentos baseados em trabalho analítico e custos associados
- Integração com ERP
Gestão de Recursos Humanos
Este módulo permite a gestão de colaboradores, com a administração de competências e responsabilidades, controlando quais são as tarefas permitidas para cada usuário e possibilitando a distribuição de tarefas para os técnicos que possuem a competência necessária.
Também faz a gestão de formação e treinamento, controlando a atualização de conhecimento. Permite a avaliação da eficácia pelo colaborador e supervisor.
Funcionalidades:
- Gestão de dados gerais, férias e ocorrências
- Gestão de colaboradores internos/externos
- Gestão de matriz de competências/quadro de conhecimentos
- Gestão de treinamento
- Organograma digital
- Responsabilidades e substituições
- Levantamento de necessidades de treinamento
- Registro de treinamento
- Planejamento e gestão da formação
- Avaliação da eficácia (colaborador e supervisor)
Gestão Documental
Neste módulo são armazenados todos os documentos da qualidade, tais como manuais, procedimentos, impressos, normas, entre outros. Documentos como word, excel, PDF podem ser incluídos facilmente no módulo e ou através dos registros da qualidade (documentos inteligentes) e manutenções que tenham documentos anexados.
Permite controlar e revisar as versões de documentos, criar codificação automática, com a Árvore de Documento é possível estrutura-los por pasta no momento que é gerado, programar quando o mesmo irá caducar, enviar avisos e dar direito de leitura e edição aos usuários.
Funcionalidades:
- Controle Automático de versões e revisões
- Workflow de aprovação de documentos com notificações associadas
- Evidência de difusão da informação e de acessos aos documentos
- Gestão de tipos de documento e codificação automática
- Árvores de documentos
- Gestão de arquivo multimídia
- Pesquisa avançada de documentos
Gestão de Equipamentos
A manutenção dos equipamentos é um dos aspectos de maior relevância, sendo obrigatoriamente auditado no âmbito da gestão de equipamentos. Por isso, deve ser elaborado um plano de manutenção dos equipamentos onde estejam claramente definidas as periodicidades de atividades, pessoas responsáveis pela sua execução, entidades competentes, etc.
Com este módulo é possível realizar a gestão dos equipamentos do seu laboratório, planejar e registrar manutenções, ocorrências e outros fatores relacionados com os equipamentos. Os dados registrados podem ser usados para monitorização, sendo que todas as manutenções em atraso ficam como processos pendentes.
Funcionalidades:
- Ficha do Equipamento
- Controle e execução do plano de manutenção
- Tipificação de equipamentos
- Arquivo Digital de documentos relacionados (manual, certificados…)
- Emissão de etiquetas de manutenção
- Gestão de ações ocasionais
- Visualização de histórico de atividades
- Gestão de ocorrências
- Registro de manutenções e análise
- Notificações Automáticas
Gestão de Subcontratação
Este módulo permite que o laboratório possa ter uma previsão a médio e longo prazo do trabalho em carteira, para uma melhor organização de todas as tarefas produtivas.
Para cada programação, ponto de amostragem ou data de coleta é possível a consulta do estado da mesma: programada, parcialmente efetuada, coletada ou anulada.
Tendo por base os dados inseridos na calendarização de coletas, a geração e impressão dos relatórios de coleta é realizada em dois ou três cliques, permitindo um extraordinário aumento de produtividade e controle do trabalho laboratorial a efetuar.
Funcionalidades:
- Gestão de programas de Coletas/Amostragem
- Previsão a médio e longo prazo do trabalho laboratorial
- Planejamento / Controle execução amostragem
- Gestão de Planos de Inspeção e Ensaios
- Importação de programações externas (outros sistemas informáticos, entidades oficiais,…)
Gestão de Estoque
Este módulo dá respostas concretas às necessidades específicas dos laboratórios. Assim, além de gerir lotes de produtos, efetuar movimentos entre armazéns, realizar a gestão de inventário e emitir listagens de produtos a encomendar e respectivas encomendas, a gestão de estoques do Labway LIMS permite ainda gerir prazos de validade dos reagentes, emitir etiquetas para os produtos, acompanhar a evolução dos produtos nos armazéns e gerir múltiplos armazéns (salas, câmaras frigoríficas, bancadas, etc).
Funcionalidades:
- Gestão de produtos (lote/tipo de produto) e sua movimentação
- Gestão de inventário
- Encomendas de produtos
- Gestão de validades dos produtos
- Evolução de consumos
- Arquivo de fichas de segurança
- Registro de informações adicionais de controle
- Centralização dos processos relacionados com as compras (Encomendas, Estoques e Fornecedores)
Integração com equipamentos
A integração de equipamentos com o sistema permite um grande ganho de produtividade e a eliminação de erros de transcrição de dados, obtendo a melhoria de qualidade dos serviços prestados. Muitos dos equipamentos mais utilizados pelos laboratórios já possuem uma interface desenvolvida que permite esta integração. Para equipamentos que ainda não possuem esta facilidade, pode-se solicitar o desenvolvimento específico pois o sistema é facilmente configurável para permitir esta conexão.
Funcionalidades:
- Obtenção dos dados dos equipamentos
- Integração unidirecional e bidirecional
- Controle da produtividade e monitorização de equipamentos
Business Intelligence
Planos, indicadores, scorecards e dashboards
Funcionalidades:
- Construção de dashboards
- Visualizador de diferentes tipos de gráficos e tabelas
- Dashboards em tempo real
- Controle de produtividade
- Consultas de gestão
- Integração com outros sistemas
- Análise de dashboards
Integração com Sistema ERP
O sistema Labway LIMS permite a integração com diversas aplicações de gestão comercial (ERPs) existentes no mercado. Caso você utilize uma aplicação que ainda não foi integrada ao Labway LIMS, provavelmente poderemos desenvolver uma integração específica para as suas necessidades.
O sistema pode integrar as informações de orçamentação das análises dos clientes, e enviar diretamente as operações realizadas para o faturamento e sistema financeiro do ERP. Pode também integrar com as informações referentes aos laboratórios subcontratados.
O processo de integração elimina erros, permite o rastreamento dos dados e aumenta a agilidade e confiabilidade do processo.
Funcionalidades:
- Tabelas de Preço e Valorização
- Orçamentação
- Emissão de notas
- Integração com módulo de Produção
- Recebimento de Amostras para Controle de Qualidade
- Integração de Resultados e Análises
Controle de Qualidade
Este módulo permite identificar quais são os tipos de controles da qualidade que serão utilizados para o cálculo de incertezas, bem como a fórmula utilizada para o cálculo configurada anteriormente nos parâmetros.
Há possibilidade de criar campo adicional no qual o resultado é registrado na tela de Introdução de Resultados (se aplicável) e os critérios de alerta, aceitação do mesmo e elaboração de cartas de controle de qualidade.
Registrar os resultados do controle da qualidade (Padrões, Amostras CQ, Duplicados e Ensaios de Recuperação), bem como consultar o histórico de registros nos formatos de tabelas e gráficos.
Funcionalidades:
- Registro de Listas de Controle de Qualidade com base em critérios de alerta e de aceitação
- Gestão de padrões, duplicados, ensaios de recuperação, outros controles de qualidade
- Elaboração de cartas de controle (por técnico, intervalo de datas, séries,…)
- Gestão de tendências
- Cálculo de Incertezas
Gestão da Qualidade
O módulo de gestão da qualidade permite planejar, registrar e gerir as auditorias, atividades, planos de ação, avaliação de fornecedores e não conformidades. Identifica ações, responsabilidades, timings de execução e eficácia. Planeja e controla os cursos e formações dos colaboradores.
Este módulo é fundamental para atender às normas ISO 17.025:2017, para manter registro e rastreabilidade das manutenções, dos processos, das atividades, dos treinamentos, e dos documentos, assim como para a gestão das reclamações, das não conformidades e das oportunidades de melhoria.
Funcionalidades:
- Gestão de atividades
- Planejamento e controle de atividades e planos
- Constatações
- Gestão de reclamações, não conformidades, oportunidades de melhoria,…)
- Gestão de ações
- Registro de constatações
- Identificação de ações, responsabilidades, timings de execução, eficácia
- Notificações para os diferentes intervenientes do processo
- Avaliação da eficácia
- Gestão de documentos associados
- Gestão e registro de auditorias
- Templates/check lists de auditorias
- Elaboração de relatórios de auditorias
- Gestão de auditores, auditados
- Caracterização da auditoria e relações entre auditorias
- Qualificação de Fornecedores
- Gestão de fornecedores e fornecimentos
- Avaliação de manutenções, calibração/ ensaio, ensaios interlaboratoriais, formação, reagentes/ consumíveis, equipamento, auditorias, ensaios subcontratados, apoio técnico
- Gestão de documentos multimedia associados às auditorias
- Configuração de parâmetros de avaliação de fornecimentos
- Qualificação/Requalificação de fornecedores
Análise Sensorial
Este módulo destina-se a laboratórios que efetuam ensaios sensoriais, que possuem câmaras de provadores e realiza provas simultaneamente por múltiplos provadores, com validação final do resultado do ensaio por um validador.
Funcionalidades:
- Gestão de provas, provadores e câmaras de prova
- Definição de fichas de provas
- Avaliação de provas/provadores
Módulo Multilíngue
O módulo Multilígue destina-se para laboratórios que trabalham e precisam dos Relatórios de Ensaios em mais de um idioma. Nas telas do sistemas em que constam informações que precisam ser traduzidas para outros idiomas, o sistema permite realizar essa operação com muita facilidade selecionando o idioma desejado.
Funcionalidades:
- Configuração dos Idiomas LabWay-LIMS
- Descrição Multilíngue dos Parâmetros
- Descrição Multilíngue das Unidades
- Descrição Multilíngue dos Tipos de Amostras
- Descrição Multilíngue dos Métodos de Análise
- Descrição Multilíngue dos Textos Modelo
- Configuração do Boletim de Análise
Boas Práticas de Laboratório (BPL)
As Boas Práticas de Laboratório (BPL) consistem em um conjunto de atividades como planejar, organizar, monitorar, registrar a rotina dos procedimentos realizados, garantindo a eficácia dos processos executados conforme recomendações dos órgãos fiscalizadores. Este módulo permite controle da agenda, das equipes de estudo e suas responsabilidades, controle e gestão das fases de estudo, desvios e emendas, equipamentos, produtos e gestão documental.
Gerencia toda a Normativa do BPL com um sistema 100% digital e totalmente controlado de forma a eliminar o trabalho burocrático envolvido com este tipo de normas rigorosas.
Funcionalidades:
- Fases de Estudo
- Modelos de Estudo
- Tipos de Estudos
- Estudos BPL
- Métodos BPL e Matriz de Qualificação
- Gerenciamento de Status e Workflow
- Gerenciamento de Datas de Execução
- Geração de Planos de Estudos
- Gerenciamento de Equipe e Atividades
- Emissão de Relatório Final
- Controle de Estudos BPL pelos seus Status
- Tracking e Auditoria
- Business Intelligence de Atividade BPL
- Controle e Gerenciamento de Pendências
- Controle e Gerenciamento do processo BPL
- Estudos BPL sem Agendamento
- Controle das Atividades BPL pelo Cliente via Web
- Acesso Web Plano de Estudo e Relatório Final
Estudos Clínicos
Funcionalidades:
- Tipos de Estudos Clínicos
- Estados de estudos
- Tipos de visitas
- Tipos de Exames Médicos
- Solicitante / Promotor do Estudo
- Cadastros de Voluntários
- Documentação Obrigatória
- Consentimento LGP
- Estado da Documentação
- Integrado à Gestão Documental
- Questionários para Voluntários
- Controle e Monitoramento